blog

O aumento dos Ataques Cibernéticos, como posso prevenir?

08/10/2021 Letícia
O aumento dos Ataques Cibernéticos, como posso prevenir?

Com o desenvolvimento da tecnologia e da virtualização em diversos campos da sociedade, os crimes cibernéticos têm se tornado cada vez mais frequentes, sendo um tema fundamental que merece grande atenção da indústria de segurança digital.

Um dos maiores desafios é acompanhar a evolução desses crimes, pois com o avanço da tecnologia, o crime tornou-se cada vez mais estratégico e complexo. Além de repetir o ciclo que é difícil de conter, mais avanço tecnológico e esforços em segurança.

Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia do coronavírus, a maioria das empresas está adotando novas alternativas de trabalho e migrando para o ambiente digital, e o papel dos criminosos tem se fortalecido.

De acordo com o FortiGuard Labs, houve 41 bilhões de tentativas de ataque cibernético na América Latina em 2020. A boa notícia é que, embora essas tentativas estejam acontecendo, o setor de segurança cibernética também está trabalhando duro e se fortalecendo para garantir o máximo possível de segurança de mídia digital e enfraquecer esse ciclo de ataque.

Nesse caso, quais processos precisam ser desenvolvidos para proteger as operações sem abrir mão do desenvolvimento e do poder da tecnologia? É preciso ressaltar que os maiores ataques cibernéticos do mundo são realizados por meio da engenharia social. A engenharia social é um método de obtenção de informações por meio de erro ou negligência do usuário. O exemplo mais comum de engenharia social é que os hackers (atacantes cibernéticos) obtêm acesso às informações de login da vítima porque as informações ficam visíveis em post-its colados no computador.

Sendo assim, listamos abaixo as principais ações a serem tomadas como boa prática para evitar ataques através da internet. 

Sempre utilizar senhas fortes

Uma senha forte é aquela que contém muitos caracteres, números, letras e caracteres especiais e não contém nomes ou datas importantes. Este é o tipo mais simples de engenharia social, em que os hackers tentam usar as informações públicas da vítima para acessar o sistema. Por exemplo, sua senha de e-mail contém seu nome? A senha do seu cartão de crédito inclui a sua data de nascimento? Esses já são bons sinais de vulnerabilidade

Dica: Ao elaborar uma senha, escolha uma frase e selecione a primeira, a segunda ou a última letra de cada palavra: com a frase “O Cravo brigou com a Rosa debaixo de uma sacada” você pode gerar a senha “?OCbcaRddus”

Não compartilhar senhas

Apesar de muito falado, é extremamente importante evitar o compartilhamento de senhas, pois as chances de invasão aumentam drasticamente.

Utilize ferramenta de cofres de senha

Com o aumento do número de serviços online, cada vez mais funcionários da empresa precisam criar contas em diferentes sites e aplicativos. O importante para garantir a segurança é que você sempre use uma senha diferente para cada serviço, pois se a senha do site vazar, os hackers não tentarão usar a senha vazada para acessar outros serviços. Uma recomendação importante é usar uma ferramenta de cofre de senha, você só precisa se lembrar de uma senha (senha mestra), e todas as senhas são armazenadas na ferramenta.

Evite sites e links suspeitos

Outro tipo de ataque realizado por hackers é o phishing. Para evitar esta situação, é importante verificar a autenticidade dos emails enviados e se são suspeitos. Por exemplo, você já recebeu um e-mail contendo uma fatura a ser paga, mas não sabe a fonte? Este é um dos ataques realizados por hackers. Clique no link enviado e você fará o download de um documento, que na verdade é um vírus de computador, e obterá todos os seus dados, incluindo direitos de acesso e senhas. Este é um dos ataques realizados por hackers. Portanto, é importante verificar se o remetente do e-mail é significativo para a empresa que o enviou, se há algum erro de português no texto e se o link redireciona para uma página suspeita.

Compartilhar nas redes sociais

posts relacionados

© Winsite 2012-2021. Todos os direitos reservados.

Logotipo Winsite Agência Web