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14 ferramentas do Google para empresas que você precisa conhecer

15/09/2020 Luiz Henrique
14 ferramentas do Google para empresas que você precisa conhecer

Todo mundo, quase todos os dias, usa algum dos diversos produtos e ferramentas do Google, seja para busca, emails, publicidade e até mesmo como sistema operacional no caso dos celulares Android.

Mas já pensou em usar o Google para negócios? Incentivamos você a pensar. Porque muito mais do que um buscador, o Google possui várias ferramentas que podem te ajudar a melhorar processos do dia a dia e também traçar estratégias eficientes de Marketing Digital.

Na verdade, é quase impossível falar de marketing digital sem mencionar o Google como o principal canal para geração de tráfego e captação de clientes. 

Para pequenas e médias empresas, o Google também oferece muitos serviços gratuitos e pagos para apoiar empreendedores. 

Neste post selecionamos 14 ferramentas do Google que você, empreendedor,  precisa conhecer:

1. Google Meu Negócio

Com a conta do  Google Meu Negócio, você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa, este é um recurso que permite que você se conecte com os clientes na Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Você pode estar se perguntando qual a utilidade prática disso para um pequeno negócio? Bem, “perguntar ao Google” virou um hábito para a maioria dos usuários da internet. Portanto, muitos destes clientes potenciais usarão o motor de busca para encontrar a sua empresa de alguma forma.  

Também é um canal que sua empresa pode usar para gerir a relação com os seus clientes, com a publicação de promoções, eventos e novidades, e também ser encontrado quando alguém deseja saber sua localização.

Ah, outro recurso importante e atrativo é a seção de comentários, em que seus clientes podem deixar uma avaliação. Graças a elas, futuros clientes podem ficar mais seguros em consumir seus produtos e serviços.

Mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os meses. Portanto, se sua empresa não puder ser encontrada nele, você estará perdendo uma grande oportunidade de negócio.  E o Google My Business é uma ótima maneira de começar a criar sua presença digital, gerar mais visitas virtuais e até mesmo presenciais à sua empresa.

2. Planejador de palavras-chave do Google

 Google Keyword Planner, como o próprio nome nos sugere, é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing Digital.

Essa ferramenta ajuda a encontrar as palavras-chave certas para ideias de conteúdo e  campanhas, mostrando: 

  • Lista de termos mais relevantes para o seu negócio;
  • Média mensal de pesquisas; 
  • Nível de concorrência; 
  • Lance sugerido (para anunciantes).

Com a escolha certa de palavras-chave a chance de sucesso nas suas estratégias de Marketing Digital é muito mais alta. Ao usar o Google Keyword Planner para te ajudar nisso, você consegue definir com confiança as melhores palavras-chave para o seu tipo de negócio. 

3. Google Ads

Google Ads  tem um conceito  bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios. 

Significa que o Adwords te ajuda a anunciar o seu produto/ serviço (ou conteúdo!) para pessoas que estão pesquisando por ele e estão potencialmente interessadas.

Como a base de cada busca feita no Google são as palavras-chave, que você define por meio do Keyword Planner        (ferramenta que explicamos no tópico acima), cada empresa tem a oportunidade de utilizar termos do seu próprio negócio e criar anúncios segmentados com base nesses termos relevantes para o negócio.

Há duas possibilidades para as empresas anunciantes: usar a rede de pesquisa ou a rede de display.

  • Rede de Pesquisa do Google

Nada mais é que a página que exibe resultados de busca. Nela são impressos anúncios de texto que, como explicamos acima, são correspondentes ao que os usuários procuram. Essa rede é mais indicada para anúncios com objetivo de resposta direta (estimular o público a uma tomada de decisão imediata). Indicamos para você esse vídeo explicativo do Google com todos os detalhes. 

  • Rede de Display

A diferença dessa rede é o formato no qual são impressos cada anúncio — ao invés de texto, utiliza-se imagens — ela é mais indicada para trabalhar a marca e branding da empresa. Além disso, os espaços dedicados aos banners são distribuídos em sites parceiros do Google — geralmente os grandes portais de conteúdo. Confira esse vídeo explicativo do Google com mais informações.

4.  Google Forms (formulários do google)

Você pode usar frequentemente o Google Docs, Planilhas e Apresentações, mas poucas pessoas usam essa maravilhosa ferramenta gratuita:  Google Forms

Google Forms é uma ferramenta basicamente usada para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado (Lindo!).  Na Cora, por exemplo, usamos para fazer pesquisas e coletar feedback de vocês, empreendedores, que são nossos clientes. 

É uma maneira simples e eficiente de coletar dados usando formulários on-line. Existem muitos casos de uso – manutenção de leads de vendas, realização de pesquisas curtas, realização de testes de entrevistas etc. 

Google Forms

5. G Suite: para empresas de varejo

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do G Suite para empresas de varejo. Essa solução gratuita oferece um conjunto de ferramentas de produtividade para auxiliar varejistas a simplificar a rotina com seus parceiros, com o objetivo de envolver os clientes mais rápido, seja vendendo roupas, alimentos ou móveis.

A ferramenta ainda agiliza o lançamento de produtos melhorando a colaboração e o gerenciamento de tarefas.

G-Suite

6. Google Analytics

Google Analytics é uma ótima ferramenta gratuita que nos dá informações valiosas sobre os visitantes do nosso site. Você pode gastar algum tempo aprendendo como usá-lo e obter algumas informações realmente úteis sobre o comportamento da sua audiência.

Afinal, todo mundo fica feliz quando os leads fluem de maneira consistente, mas precisamos descobrir a origem do tráfego, em quais páginas eles gastam seu tempo, sua localização, entre outros dados importantes.

Google Analytics

7. Alertas do Google

Na Cora, precisamos nos manter atualizados constantemente com as últimas notícias do universo financeiro das pequenas e médias empresas. Para isso, contamos com os Alertas do Google

Este serviço gratuito muito útil do Google envia um alerta por e-mail sempre que alguma notícia sobre o tópico de seu interesse aparecer na internet. Com isso, você pode ficar atualizado sobre as novidades do seu setor e até acompanhar seu concorrente! 

Por exemplo, você pode se inscrever para ser notificado sempre que alguém mencionar sua empresa, produtos, executivos ou seus concorrentes. É super simples de usar – você só precisa adicionar um tópico ou frase de pesquisa e criar um alerta.

Altertas Google

8. Google Trends

Google Trends  pode ser uma ótima ferramenta para ajudar você a monitorar as tendências do seu setor. Ele permite avaliar a popularidade de determinados termos, compará-los com outras variações de palavras-chave, analisar como a popularidade deles varia ao longo do tempo e em diferentes regiões do país e do mundo.

Google Trends é uma ótima ferramenta complementar na sua estratégia de Marketing Digital. Isso porque toda empresa precisa evoluir com os novos tempos. Você precisa identificar que tipo de linguagem é tendência e se possível aplicar em sua estratégia de comunicação. Para quebrar o bloqueio de criatividade com dados precisos, o Google Trends entra como a solução ideal para criar anúncios e conteúdos com mais potencial de engajamento e venda. 

9. Pense com o Google

Think With Google Brasil é um local agradável, onde você pode ter acesso a informações do seu setor, artigos úteis,  ideias, tendências, inspirações criativas, pesquisa e inteligência de mercado. 

Este site é atualizado constantemente com vários conteúdos úteis que você pode usar para expandir seus negócios.  Ele também possui uma coleção de campanhas criativas de anúncios dos quais você pode se inspirar.

Fonte: Cora

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