Área do Cliente
Telefone
Entre em contato
(44) 3056 1499

Vamos entender um pouco mais sobre algoritmo!

Por: Paula Cavalieri - Data e Hora de publicação: 21/02/2017 17:20:32
Vamos entender um pouco mais sobre algoritmo!

Todos os dias e em todos os momentos utilizamos de alguma forma algoritmos. Traduzindo em simples palavras, ele nada mais é do que uma regra aplicada a um modo de fazer alguma coisa, por exemplo:

Quando você se levanta e vai ao banheiro escovar os dentes você deve:

Pegar na maçaneta;

Abrir a porta;

Pegar sua escova;

Posicionar para receber a pasta;

Pegar a pasta;

Abrir a pasta de dente;

Passar a pasta na escova apertando levemente;

Fechar a tampa;

Guardar a pasta;

Levantar o braço e se posicionar para começar a escovação.

Viu, não é tão complicado assim, claro que você não tem que pensar em todos esses passos para se capaz de realizar esta tarefa tão simples, segundo o dicionário algoritmo é: sequência finita de regras, raciocínios ou operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas.

Os dois tipos mais comuns são o pseudocódigo que utiliza uma forma mais estruturada, assemelhando-se àquelas utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.

Podemos também conhecer os algoritmos da época da escola onde o nome de Al Khowarizmi, matemático árabe do século 9 surgiu. O algoritmo veio da necessidade de fazer cálculos sem o auxílio de ábacos, dedos e outros recursos. Até então, a estrutura dos cálculos esteve associada às ferramentas que havia à mão: pedras sobre o chão, varetas de bambu, a calculadora de manivela, a régua de cálculo e, por fim, a calculadora. É resultado de técnicas de cálculo que levaram séculos para se desenvolver.

Nosso mundo é todo interligado e programação é algo que não está tão distante de nosso cotidiano assim.

 

Deixe seu recado

Winsite Agência Web - Umuarama/PR
Área do Cliente